Este é o meu cantinho para reflexões bíblicas . "remindo o tempo, porquanto os dias são maus." Efésios 5:16

segunda-feira, 16 de abril de 2012

A nova igreja de Laodiceia: os evangélicos

“Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca. Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego e nu.” Apocalipse 3:14-17

Ontem teve mais um culto doméstico na casa do meu irmão e, como sempre, todos os presentes (quatro no total) saíram saciados do verdadeiro  alimento: a Palavra de Deus sob a direção do Espírito Santo, sem a presença de qualquer outro ensino ou costume que não estejam na Bíblia.

No culto, meditamos um pouco sobre a igreja de Laodiceia, bem parecida com a igreja evangélica. No versículo exposto, é falado de algo de que o Senhor não se agrada: mornidão. De acordo com o dicionário de língua portuguesa, a palavra “morno” significa “pouco quente”, e, para o Senhor , isso não é suficiente: ou é quente ou frio.

Segundo uma nota de rodapé da Bíblia de Estudo Pentecostal (CPAD, 1998), uma igreja morna é aquela que se diz cristã, porém suas atitudes se assemelham às do mundo.  Bom, o que a igreja evangélica tem aceitado em seus “templos”: homossexuais do jeito que estão (sem receber a regeneração do Senhor e a mudança de atitude), tatuagens, certos modelos de roupas, ritmos de música, enfim, uma infinidade de atitudes que, com sabedoria e discernimento, todo verdadeiro cristão consegue enxergar e se afastar; além das obras da carne praticadas com liberalidade, todas descritas em Gálatas 5: 19-21.

Tudo bem em cuidar da aparência e vestir roupas bacanas, mas devemos observar que tudo deve ser feito com ordem e decência, sem causar algum escândalo. Já ouvi pessoas não cristãs dizendo que, ao entrar em uma determinada igreja evangélica, as músicas eram bem parecidas com as que ouve no mundo; ou seja, pra que ir na igreja se é a mesma coisa que o mundo? Isso é mau testemunho!

Uma igreja morna e que, ao mesmo tempo, se vangloria das suas riquezas materiais, da quantidade de tempos espalhados, da multidão de pessoas que frequentam os cultos (e saem com sem serem saciadas com a verdadeira Palavra de Deus), segundo a Bíblia, é considerada pobre, cega e nua. Ou seja, o que essas igrejas vivem é pura mentira, levando muitos à perdição eterna com seus falsos ensinos bíblicos, mas tudo isso faz parte dos sinais da volta do Senhor (I Timóteo 4).

Uma outra coisa que estão pregando nas igrejas evangélicas é que o que importa é a intenção do coração. Devemos ter cuidado com isso, pois, se a pessoa quer fazer a vontade de Deus assemelhando-se com o mundo, sendo uma característica de igreja morna, será que Deus realmente se agrada dessa “intenção do coração”?

A boa notícia, segundo a Palavra do Senhor, é que há tempo para se arrepender deste pecado antes do Grande Dia. Vejam o que diz os versículos 18 e 19:

“aconselho-te de mim que compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te.”
O versículo 20 me chamou a atenção pelo fato de descrever a posição de Jesus diante desta igreja. Observem:

“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.”
Jesus está batendo na porta, ou seja, está no lado de fora e quer entrar. Uma igreja morna (até mesmo fria) deixa Jesus, literalmente, no lado de fora através da não observação à Palavra de Deus, fazendo o que bem entender para entreter os irmãos e alcançar suas metas. Assim, ninguém leva a sério uma vida cristã genuína.

Percebem que uma igreja morna não irá se encontrar com o Senhor no Grande Dia caso não se arrependa. Todos nós devemos tomar cuidado para não sermos assim e permanecer fielmente na obediência à Palavra de Deus;  para isso, devemos ler e meditar nas Santas Escrituras sob a direção do Espírito Santo , descobrindo o que é certo para a nossa caminhada cristã rumo ao céu. Com isso, teremos discernimento do que é do Senhor e do mundo.

0 comentários :